sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Até onde o filme poderia ser bom...




Até 2003 trabalhei com filme,mas cinco anos antes aposentei meu laboratório,  porque já fazia muito tempo que a qualidade dos papeis e químicos vinha decaindo ou o pior, no caso dos químicos, um deles que era se suma importância teve que ser substituído por outro “genérico”, que teoricamente possuía os mesmos processos ativos.
  Na teoria funcionava, mas na pratica e a curto prazo ele mostrava resultados que modificavam a durabilidade das fotos.
Pergunto : Porque fotos antigas, de mais de 100 anos estão só ligeiramente amareladas
e fotos de menos de 20 anos (antes de 1998) apresentam manchas ou simplesmente se apagam.
Falando por mim,eu não vejo razão por tais coisas acontecerem, pois até então  eu segui
todo o processo desde a preparação dos químicos, armazenamento dos mesmos(tempo de validade) até o tipo de fixador usado (sempre novo) e na lavagem das fotos sempre em tempo maior, com água filtrada e em temperatura correta etc
Enfim se havia uma “cartilha” a seguir, eu pessoalmente a seguia.
O Grande problema, em termos de Brasil, é que a Kodak brasileira só se interessava em vender seus produtos.Suporte técnico, na minha opinião nunca existiu.
Alias, não só no ramo da fotografia, mas em outros uma coisa é o departamento de vendas, que se preocupa em suprir o mercado.Outra coisa bem diferente é o suporte técnico, que ou simplesmente não existe ou quando existe é difícil de se obter.
Recentemente, cito como exemplo a minha banda larga.Na esperança de ter uma internet mais rápida eu comprei o plano de 15 mega, que vivia caindo e que quando solicitado via telefone por um suporte técnico, recebia-se as mais diversas configurações
Sobre pena de que se o técnico tivesse que vir até o local e atestasse que o problema era
de meu computador seria cobrada uma visita.
Quando, por ocasião de uma troca de molden, realizada pela própria fornecedora da banda larga, a conecção piorou e ai resolvi chamar um técnico deles.
Chegando aqui o técnico constatou, que a distancia de cabeamentos entre o “armário” e a minha casa superava o que era tecnicamente viável e minha conexão foi reduzida para 10 mega, com sucesso. Não cai mais.
No caso da fotografia, com filme ( e sem internet na época) era um beco sem saída.
A solução encontrada hoje, por grandes fotógrafos (aqueles que ainda insistem em fotografar com filme) é digitalizar o negativo.
Não seria mais fácil fotografar direto em digital e depois fazer no photoshop uma foto com “cara de foto com filme”.
ISTO É POSSIVEL, PODE CRER.
E a coisa é mais simples do que parece.Primeiro pense em uma fotografia o mais clássica possível, isto é não imagine em trocar o fundo depois, nem em tirar elementos da foto via digital. Não use filtros suavisadores, no caso dos retratos.Imagine que não existe o digital...A única coisa digital que você não vai poder escapar e não pode esquecer é ADICIONAR grão a foto.A vantagem que você poderá dosar o quanto de grão você quer.Outra que você irá poder dosar a nitidez da foto.
Recentemente, eu tive um problema com uma cliente, que já tinha fotografado comigo no tempo do filme e quando ela recebeu as novas fotos em digital, percebeu o que ela
Chamou de “falta de textura”.
Sendo ela uma boa cliente, eu refiz as fotos, a partir dos arquivos originais e o resultado é que as fotos ficaram bem próximas as que ela já tinha, como se tivessem sido feitas com filme de 400 asas, com um pouco de granulação ( o que ela chamou de textura).
E em um preto e branco bem próximo ao do papel fotográfico.
Mesmo com os truques acima. Hoje o papel fotográfico é um só. Tanto faz uma foto feita com filme ou outra in digital puro, os  pretos, brancos e cinzas jamais serão como aqueles do antigo papel fotográfico não resinado.
Mesmo assim, há no mercado filmes PB, químicos e papeis “à moda antiga”.Resta saber
Que resultado isto pode ter, quanto esta foto analógica vai durar.
Será mais um produto à venda?

4 comentários:

  1. Eu sempre trabalhei em laboratório PB compondo meus próprios químicos. Eu já tinha aposentado os reveladores metol/hidroquinona há muito tempo, e trabalhava com fenidona, usando a hidroquinona apenas como agente de contraste, até que esta ultima desapareceu do mercado, acho que é isto a que você se refere, não é? Não cheguei a ser muito afetado pois mantinha um grande estoque de químicos, o que foi suficiente para continuar meu trabalho até 2002, quando encerrei as atividades de meu último laboratório PB. Já tinha começado com digital em 1997, e daí prá frente passei a usar só os serviços dos laboratórios, naquela época ainda produziamos negativos através do digital, e as cópias PB eram feitas pelo mesmo processo do colorido. Realmente Ruy, neste processo a parte mais fraca sempre foi o fixador e a lavagem, o que influi de forma considerável na durabilidade das cópias, mas também, hoje não se trabalha mais com prata, só com anilinas e corantes! Também concordo com você, estas fotos não vão estar aqui dentro de 50 anos! mas será que essa novas gerações se importam com isso?

    ResponderExcluir
  2. Vou te responder com o que eu considero mais importante.Depois do Advento do FOTOLIVRO, vi que as fotos antigas tem a sua importancia, pois contam a historia da pessoa.Se voce tiver que fazer pequenas correções em fotos caseiras, tudo bem, o chato é restaurar fotos que voce fez e vendeu há 20 anos atraz.Para as novas gerações tudo é descartavel.Mas as nossas gerações nunca serão as nossas clientes.OK

    ResponderExcluir
  3. Tá certo Ruy! Eu sempre fiz o que pude para garantir que minhas fotos durassem bastante, mas já faz tempo que não me importo muito mais com isso ! Algumas delas tenho certeza que vão ficar prá contar a minha história e a de algumas outras pessoas! O resto não me interessa !!!

    ResponderExcluir
  4. Paulo, sem convencimento nenhum, eu sei que o nome Ruy Tavares se tormou uma especie de referencia e deu origem a muitos fotografos entre eles o Manoel Guimarães.No meu tempo eu fui o numero 1, mas por causa do meu ex-problema de obesidade, o Maneco se tornou a lenda, o numero 1 e só minhas antigas clientes ainda me respeitam como tal.Acho que fazer historia, faz bem para o ego e quanto mais pontos positivos você tiver melhor.Algumas pessoas, devido a minha idade pensam que eu parei, ha varios anos o que não é verdade.Eu decidi me aposentar este ano porque eu tenho outra fonte de renda.Tambem por causa do digital que veio para atrapalhar,(qualquer mãe hoje tem uma camera digital e com qualidade e quantidade a infancia de seus filhos NÃO VAI PASSAR EM BRANCO).Richard Avedon morreu famoso e dentro um trabalho com mais de 80 anos.Como eu sou um fotografo em constante atualização, não parei na mesmice como um antigo forte concorrente meu, que por respeito a pessoa dele não cito o nome, eu jamais pararia de fotografar pessoas, mas hoje decidi só fazer foto de arte, fazendo fotografias "tunadas" no photoshop.Cada um tem uma maneira de pensar e eu respeito a sua.
    Obs:O Manoel Guimarães,sempre diz a todo mundo que ele é o que é por "minha culpa".
    Acho isto simpatico, em especial para um cara que fala pouco como ele, mas na minha opinião ele é o que é porque sabe trabalhar e é bom comerciante.

    ResponderExcluir