quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Filme encantou gerações e ainda encanta...


Não importam quais são as dificuldades reais ou obstáculos, o FILME continua mantendo
Fãs ardorosos , inclusive nas novas gerações de fotógrafos.
O cinema ainda mostra nos filmes fotógrafos que resistem ao digital, que trabalham a luz vermelha no laboratório e ainda penduram as fotos para escorrer.
E olha que a secadeira de papeis já existe há muitos anos...
Isto mantém o Filme vivo e fotógrafos que não querem saber de photoshop.
Que fazer para convencer ou desfazer este encanto???
Respondo: Deixar o tempo passar, as dificuldades aumentarem a ponto de não haver saída
Enquanto isto, os que migraram definitivamente para o digital. Vão formando uma nova categoria de fotógrafos e ainda há aqueles que nasceram como fotógrafos na era digital.
Como diz José Saramago (escritor) o novo não tem que ser necessariamente bom e o antigo idem.
O meu encanto com a fotografia analógica morreu por causa das dificuldades do mercado como um todo.Pratiquei a fotografia analógica até 2003 e por razões profissionais e pessoais me adaptei a esta mudança de tecnologia

2 comentários:

  1. O fim da fotografia analógica não significa necessáriamente que a digital é melhor ou mais prática, significa apenas que não há mais interesse comercial na produção de filmes e papéis, devido à escassez de matéria prima e aos altos custos de produção. Afinal os principios fundamentais continuam os mesmos. Um detalhe muito interessante: se você sabia fotografar com filme, continua sabendo com digital, já o contrário não é verdadeiro! Você já pensou nisso ?

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao teu ultimo paragrafo, eu sou obrigado a discordar de você.Quando eu tinha 19 anos e abandonei a faculdade de medicina, pois, eu já gostava de fotografia desde os 14.Ainda tenho a minha 1ª e segunda maquina, sendo que esta (2ª) eu mandei restaurar e ela ainda funciona.O que não havia na época era quem lhe ensinasse, nem referencias. Hoje proliferam as escolas de fotografia, há cursos superiores de fotografia e não é mais necessario ir para Paris, como eu, para se fazer um curso de fotografia.Além disto, a fotografia se tornou moda, ha milhares de referencias na internet,workshops etc. E quem já tem um talento natutal ou é auto-didata, aprende a fotografar muito mais rápido. Uma comparação :antigamente as marchas dos carros não eram sincronizadas e era mais dificil de dirigir.Hoje já existe carros que dão a partida por um comando de voz, sem chave.
    E finalmente o que mudou foi o nivel dos fotografos.É a modernidade engolindo o passado, se hoje ainda tem quem prefira o filme e os antigos processos é puro romantismo, ou influencia do cinema, que ainda mostra laboratorios fotograficos a moda antiga, ou pior,as escolas de fotografia que para extender os cursos ensinam o inutil...Como revelar um filme etc etc

    ResponderExcluir