terça-feira, 16 de agosto de 2011

Fotografia e Conexão


A fotografia já existe há mais de 150 anos, mas até própria palavra CONEXÃO, só existe em relação à fotografia após o boom da internet.
Quanto ao mundo digital, o que atual neste minuto, no próximo já foi “atualizado”, veja as constantes atualizações dos programas digitais.
Um computador veloz hoje em um curto espaço de tempo se torna, menos eficiente porque já foi lançado algo melhor.
Minha primeira câmera digital, tem 6mp e “ainda funciona bem”, mas hoje uma câmera semi- profissional, inferior em categoria a minha “profissional” já tem 18 MP.
Hoje estar conectado, não é apenas ter uma banda larga em casa ou nos dispositivos moveis, por este motivo é que eu sou contra o ensino de fotografia analógica,e  os  processos que estão em desuso.
È importante saber o que é estética, o que é composição, o que é photoshop e observar sempre o trabalho de profissionais e artistas de todas as épocas, como base para uma nova fotografia.
Na minha escola de fotografia, nos anos 70 em Paris tínhamos aula de literatura, íamos a exposições em grupo e o objetivo era formar o “intelecto” do futuro fotografo, ensiná-lo a pensar, a fazer exercícios mentais que são o caminho para a criação, que só dão asas a imaginação.(Havia debates em classe.Eu achava chato, mas hoje sei a razão)
Uma comparação: Quando você se depara conversando com um pintor, que é um artista de verdade ,ele te conduz a um mundo até então desconhecido por você, mas se a conversa com um pintor for fácil, desconfie, questione,não a ele, mais quem o conhece.
(Saber ouvir faz parte “do jogo”)
Assim procedendo você saberá se o que você esta comprando é uma obra de arte.
As diversas técnicas de pintura são ensináveis, a criação nasce do artista.

Um Verdadeiro artista: Vic Muniz, fotografo e pintor.Tema do documentário LIXO EXTRAORDINÁRIO

4 comentários:

  1. Concordo com você quando diz que o mais importante é a parte estética, a composição e sobretudo a observação que leva ao processo de formação do intelecto e da criação, mas não concordo em deixar de lado partes fundamentais da técnica cujas raízes estão na analógica ! Fotografar feito "robôs" confiando cegamente no automatismo exagerado das cameras ditas "modernas" não faz de ninguém um fotógrafo de verdade !!! De que adianta ele observar os grandes mestres se ele não sabe como executar isso ou aquilo, e a camera dele sabe menos ainda, ela não "pensa",talvez julgue mas sempre à maneira dela, como ela foi programada !!! Nada irá substituir o talento humano! Quem sabe, no futuro, as cameras possam vir equipadas com programas especiais tipo "CB" (Cartier Brensson)RA (Richard Avedon) MR (Man Ray)...e por aí afora!!! Que tal ???

    ResponderExcluir
  2. Um pequena correção... acho que ali quando falei da camera deveria ser ao contrário: "ela não JULGA, talvez "pense" mas sempre à maneira como foi programada!!!

    ResponderExcluir
  3. PAULO, talvez eu tenha me expressado de uma maneira um tanto abstrata.Na minha cabeça o meu texto é claro e eu não falo de ser um robot ou algo assim.Vou dar um exemplo, para se fazer um quadro é preciso preparar a tela fazer o esbolço
    (a fotografia analógica) e depois realizar a pintura.Assista o Documentario LIXO EXTRAORDINARIO e possivelmente você vai saber onde eu quero chegar.Outra coisa tente ver as entrelinhas do meu texto, não leve ao pé da letra.Aqui no blog os textos tem que ser compactos não da para detalhar muito...

    ResponderExcluir