segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Mercado Fotográfico e a falta de liberdade de criação.


No mercado fotográfico ou mesmo em outras artes, existe uma “coisa” chamada tendência.Ela é quem decide o que é ou não vendável.
Um fotografo (a), é um artista, ou se pretende que ele seja um, que se comunica através de suas imagens e que consegue ou não seguir um caminho individual, único, como os grandes fotógrafos atuantes na Europa e no resto do mundo.
No Brasil, principalmente,existe um mercado onde o profissional, não é livre para traçar uma trajetória própria.Existe o que vende e o que não vende.
Isto dificulta e muito a formação do que se chama estilo, coisa que lá fora é,respeitado e cultuado e depois espalhado pelo mundo inteiro com aplausos.
Falo isto por mim mesmo,e  pelos 38 anos em que fui profissional.Permaneci apenas este tempo no mercado, porque conclui,que para viver da fotografia,seria necessário fazer o jogo do mercado, satisfazer clientes em troca de dinheiro e não em troca de respeito.Apesar de ter conseguido em escala menor, o respeito e a fidelidade de clientes.
Isto é um fato fácil de encarar, quando se tem como objetivo de vida apenas formar um patrimônio, “fazendo aquilo que se gosta”.E desta forma torna-se mais suave o caminho pois ele não envolve a alma do artista e sim a vaidade de ser um bom fotografo.
Fotografar com arte e ser um artista da fotografia , são coisas que seguem caminhos diferentes.O Primeiro traz a recompensa financeira e a consciência de um trabalho honesto e bem feito.
Mas ai, eu pergunto: Aos olhos de quem???
O Segundo, pode trazer uma recompensa financeira, igualmente honesta, mas insatisfatória, quando se trata da alma de um fotografo (ou qualquer outro tipo de artista).
È claro que a segunda pode parecer egoísta, aos olhos da maioria, mas ao longo dos anos, chega-se a um ponto que quando a situação financeira permite, bota-se um basta e se encerra uma carreira.
Um dos Grandes fotógrafos que me inspirou em toda a vida profissional, Richard Avedon, morreu aos 84 anos, em Studio trabalhando e com certeza não por necessidade financeira e sim pelo prazer de ser o artista que ele sempre foi. É ai que eu pergunto, que fotografo no Brasil, pode chegar a proeza de Oscar Niemayer aos 104 anos, em plena atividade profissional??? E isto não é só na área dele, mas em todas as áreas da
vida profissional.Nos somos um país de profissionais com tempo de vida contado, o que nos obriga a formar um patrimônio, para não precisar trabalhar na velhice.
Richard Avedon e Oscar Niemayer, não se inclui em profissionais “que tiveram que trabalhar na velhice” ao contrario, eles, são solicitados a não morrer nunca.
Coisa que é muito errada em termos de Brasil,onde o profissional tem um começo, meio e fim.Feliz é o profissional que se retira do mercado por opção ou porque consegui meios para isto.
A Liberdade de Criação.
Ser livre para criar,é privilégio de pintores, fotógrafos, arquitetos e de artistas em geral.Não ter esta liberdade é um caminho auto destrutivo e frustrante, e isto vai depender do que cada um encara  o que é ser livre.
No  meu “trabalho” fotográfico atual, eu procuro fotografar tudo o que nunca fotografei em profissão, e que estavam armazenados no meu subconsciente.Hoje para mim a fotografia e uma forma livre de expressão,em que eu ponho a minha alma no que faço procurando satisfazer todos os meus desejos e pontos de vista.Se alguém me critica com o silencio, isto não me atinge, e se alguém se manifesta com elogio, isto me satisfaz,mas não tem que ser a “força” para que eu crie mais.É claro que todos os meus trabalhos estão a venda,mas quando eu publico uma foto no Facebook, por exemplo, é apenas para mostrar as minhas antigas clientes e aos novos amigos virtuais, fotógrafos ou não, o que eu estou fazendo,pois ainda sou e sempre serei um fotografo.
Fotografar, participar socialmente do Facebook, onde participo na geral e em dois grupos fechados criados por mim, um para os fãs do cinema, chamado BOM CINEMA,e outro grupo exclusivo de fotógrafos que são fãs da Marca Nikon, chamado NIKON FOREVER.No grupo de cinema, qualquer pessoa que quiser fazer parte do grupo, é só solicitar a sua inclusão.No grupo Nikon Forever,a pessoa tem que possuir uma Nikon, amador ou profissional, pode publicar fotos tiradas com Nikon, e tirar suas duvidas com os outros membros do grupo.Este grupo não tem nenhuma ligação com a pagina Nikon Brasil, e o nosso propósito é só intercambio de imagens e idéias.Para entrar no grupo Nikon, basta os requisitos acima e solicitação.A maioria eu convidei, sabendo que o fotografo(a) era um nikonzeiro.
A Palavra Foto-grafia significa escrever com a luz e é justamente isto o que faço.
No Facebook interagir com tiradas de humor, faz parte de um contexto geral,mesmo eu não conhecendo a pessoa.

2 comentários: